Em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, a equipe Parteras Sin Fronteras, em parceria com a Associação de Doulas de Santa Catarina (Adosc), preparou uma programação especial para oferecer apoio e informações às lactantes e gestantes da cidade.
O Agosto Dourado tem como objetivo fortalecer o compromisso com a prática do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade ou mais. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre a importância desse ato para a saúde da mãe e do bebê.
Uma programação completa para todas as fases da amamentação
Ao longo do mês de agosto, a Parteras Sin Fronteras e a Adosc oferecerão uma série de atividades, todas voltadas para o apoio à amamentação:
Atendimento gratuito para lactantes: Em 07 de agosto, das 15h às 17h, consultoras de amamentação estarão disponíveis para tirar dúvidas e oferecer orientações individualizadas sobre o aleitamento materno.
Aulão de amamentação: No dia 17 de agosto as consultoras Jurema Franco e Maira Paladino vão realizar, das 9h30 às 12h, um aulão completo sobre as técnicas de amamentação, cuidados com os seios e resolução de problemas comuns.
O papel do pai na amamentação: Associando a programação com a celebração do mês dos pais, no dia 21 de agosto, um encontro especial abordará a importância do envolvimento do pai no processo de amamentação e como ele pode apoiar a mãe nesse momento.
Aula de yoga para lactantes e futuras lactantes: Em 31 de agosto, das 10h às 11h, uma aula de yoga será oferecida para auxiliar pela professora Tassia Psispico as mulheres no pós-parto e na amamentação.
A importância do aleitamento materno
O leite materno é o alimento ideal para o bebê nos primeiros meses de vida, pois contém todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e proteção contra doenças. Além disso, a amamentação promove o vínculo entre mãe e filho e traz benefícios para a saúde da mãe, como redução do risco de câncer de mama e ovário.
De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida no Brasil aumentou nos últimos anos, alcançando os 45,8% em 2023.
No entanto, ainda há muito a ser feito para atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde, uma vez que a duração média de amamentação exclusiva com leite materno é de apenas 3 meses.
Iniciativas como as realizadas pelo Parteras Sin Fronteras e Adosc tem o objetivo de empoderar mulheres sobre o aleitamento materno, favorecendo o prolongamento da amamentação.
Como participar do Agosto Dourado
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para garantir sua vaga, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da Parteras Sin Fronteras.
Local: Espaço Sin Fronteras - Rua José Brognoli, 117, Sala 409/410, Saco dos Limões.
Mais informações: (48)99691-1701
Comments